EM TEMPO DE CRISES NÃO FAÇA ALIANÇA COM O INIMIGO!

Palavra para a semana do dia 06 ao 12 de abril de 2015.

O texto que vamos usar como Base é 1ª Samuel 11.

Este capitulo fala de um inimigo que se levanta contra um povo que morava numa cidade (Jabes-Gileade). Os anciãos da cidade tentam negociar com o inimigo (Naás) e pedem um tempo para pode avisar a seus irmãos e se ninguém vier em seu socorro, eles se submeterão ao o inimigo.

A noticia chega a onde Saul morava (Gebeá), o povo do vilarejo de Saul ao saber da noticia se colocam a chorar, mas em contraste a isto, quando Saul sabe do que o inimigo quer fazer, ele, é tomado pelo Espirito do Senhor e se irrita com a situação. Tal irritação o leva a tomar uma atitude. Despedaça dois bois e os manda ao restante das tribos de Israel dizendo: quem não fazer parte do exercito comandado por ele e pelo profeta Samuel, assim como foi feito com os bois também acontecera com os bens que o Senhor lhes confio.

Ao receber o aviso de Saul, as tribos são tomadas pelo temor do Senhor e se reúnem como um só homem, unanimes para lutar contra o inimigo.

Saul e Samuel ativam 330 mil valentes que se reúnem em   Bezeque.

Mandam mensageiros a Jabes-Gileade lhes anunciando que ajuda vira.

Saul e seus homem buscam em Deus como se mover para combater este inimigo e a estratégia vem. Saul multiplicou o exercito em três companhias e decidiram atacar na alta madrugada, mais o menos da meia-noite ate as 6 horas da manha.

E assim fizeram e derrotaram o inimigo que tentava os humilhar e assolar.

Pela atitude de Saul o povo entendeu que estava na hora de confirmar Saul como rei sobre Israel. Para tal efeito, Samuel convocou todo o povo em Gilgal, lugar de aliança, com o propósito de confirmar Saul por rei sobre todo Israel e reafirmar o reino.

Esboço.

1 Então, subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes- Gileade; e disseram todos os homens de Jabes a Naás:Faze aliança conosco, e te serviremos.

Naás. (Raiz primaria) 5176 Strong

Significa serpente.

O som, sibilando, da cobra quando se esta preparando para dar o bote. Neste sentido é como sussurrar um feitiço.

Colocar um encantamento ou feitiço.

Serpente que acorrenta, que aprisiona.

Primeiro aspecto.

Nunca faça aliança com o inimigo.

O inimigo esta para ser vencido e não para fazer aliança com ele.

Fazer aliança com o inimigo tem a idéia de fazer concessões, de negociar, de abdicar dos princípios do reino na minha vida, de abrir mão das minhas convicções.

Aqui entra o feitiço, o encantamento quando acreditamos que ao fazer concessões solucionaremos nossos problemas.

2 Porém Naás, amonita, lhes respondeu: Farei aliança convosco sob a condição de vos serem vazados os olhos direitos, trazendo assim eu vergonha sobre todo o Israel.

O inimigo é sagaz, cruel, ele vai colocar condições para fazer aliança. Ele não só quer suas convicções, ele não só quer te humilhar, ele quer te inutilizar, te anular. Vamos entender isto melhor.

A condição que Naás, a serpente sagaz, astuta, propõe para fazer aliança é que eles permitam que seu olho direito seja vazado.

Vamos entender esta estratégia.

Olho direito fala de visão. O que ele quer é atrofiar a tua visão, já que, ele sabe que: Quando as pessoas não conseguem ver, atrofiadas na sua visão, o que Deus está fazendo, elas tropeçam em si mesmas; Mas, quando atentam para o que ele revela, são as mais abençoadas. Provérbios 29:18. Bíblia A Mensagem.

Olho direito era muito importante para um homem de guerra. O olho esquerdo era o que ficava protegido pelo escudo numa batalha, e o direito era o que ficava ao descoberto para enxergar o inimigo. Para um arqueiro e para um guerreiro que usava funda para se defender, o olho direito era imprescindível, já que, é com o olho direito que se faz mira para lançar a flecha ou a pedra. Em outras palavras vazar o olho direito tinha a intenção de impossibilitar o povo para a guerra, anular seu poder de ação e reação perante o inimigo.

Reflita.

Não deixe que o inimigo roube a tua visão, nem que vaze teu olho direito. Não ceda perante o feitiço, perante o encantamento. Lembre-se o inimigo (Naás) é uma serpente que aprisiona, que encadeia.

 Chegando os mensageiros a Gibeá de Saul, relataram este caso ao povo. Então, todo o povo chorou em voz alta.

O povo chorou em alta voz. Esta não pode ser a nossa atitude. Quando o inimigo anuncia o seu ataque não é tempo de chorar, é tempo de buscar ao Senhor para resistir ao inimigo. Resistam ao inimigo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7b.

Pare de chorar, submetesse a Deus, a sua vontade e a sua estratégia, e se prepare para resistir ao inimigo que vem contra ti, contra a tua casa.

5 Eis que Saul voltava do campo, atrás dos bois, e perguntou: Que tem o povo, que chora? Então, lhe referiram as palavras dos homens de Jabes.

6 E o Espírito de Deus se apossou de Saul, quando ouviu estas palavras, e acendeu- se sobremodo a sua ira.

Ao saber Saul dos acontecimento o Espirito do Senhor se apoderou dele, e ao contrario do povo ele não chorou, ele se irritou.

Essa irritação pode ser traduzida como indignação, e esta indignação trouxe uma violência no seu espirito.

Mateus 11:12

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço (violência produzida por indignação, indignação, inconformidade pelo que o inimigo quer e esta fazendo), e os que se esforçam se apoderam dele.

Esta violência o levou a tomar uma atitude.

7 Tomou uma junta de bois, cortou- os em pedaços e os enviou a todos os territórios de Israel por intermédio de mensageiros que dissessem:Assim se fará aos bois de todo aquele que não seguir a Saul e a Samuel. Então, caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e saíram como um só homem.

Com esta atitude, Deus honra homens e mulheres de atitude, Saul convocou Israel para a guerra.

Com esta atitude Saul despertou os homens de guerra, os ativou. Os fez acordar de um sono profundo de apatia.

Proclamai isto entre as nações: Apregoai, anunciai, toquem o chofrar, guerra santa e suscitai, despertem, acordem, os valentes; cheguem- se, subam todos os homens de guerra. Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco:Eu sou forte. Joel 3:9-10.

Importante destacar que, Saul tinha claro que ele não podia guerrear sozinho. Ele faz um chamado para se se juntarem a ele e a Samuel. Temos que entender que esta é uma guerra, e que precisa ser guerreada baixo uma unção apostólica e profética.

Aplicando isto em casa, é uma luta onde o consorte e a consorte tem que estar juntos, unanimes (com o mesmo animo) para que seus filho os possam seguir e lutar do lado deles.

É tempo de sair a batalha vestido apostólica e profeticamente.

7 … Então, caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e saíram como um só homem.

A atitude de Saul produziu temor no coração do povo e o temor trouxe unidade de propósito, se juntaram como um só homem, com um mesmo animo.

Tremendo o que uma atitude movida pela vontade do céu produz no povo, producente em aqueles que estão ao nosso redor. Seja um violento no espirito gerando temor e unidade de propósito naqueles que estão a seu redor.

8 Contou- os em Bezeque; dos filhos de Israel, havia trezentos mil; dos homens de Judá, trinta mil.

Que atitude poderosa, ativou 330 mil homens prontos para a batalha, prontos para enfrentar o inimigo.

9 Então, disseram aos mensageiros que tinham vindo:Assim direis aos homens de Jabes- Gileade:Amanhã, quando aquentar o sol, sereis socorridos.

Vindo, pois, os mensageiros, e, anunciando- o aos homens de Jabes, estes se alegraram

Atitude gera ativação e unidade de propósito. A soma disto produz: socorro, esperança e alegria. Aleluia!

É tempo de anunciar que vira ajuda!

Porque, naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como exército de Deus. 1ª Crônicas 12:22

Fabricou em Jerusalém máquinas, de invenção de homens peritos, destinadas para as torres e cantos das muralhas, para atirarem flechas e grandes pedras; divulgou- se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte. 2ª Crônicas 26:15

11 Sucedeu que, ao outro dia, Saul dividiu o povo em três companhias, que, pela vigília da manhã, vieram para o meio do arraial e feriram a Amom, até que se fez sentir o calor do dia. Os sobreviventes se espalharam, e não ficaram dois deles juntos.

Este aspecto é muito importante, Saul tinha agora um exercito, mas ele entendia que ainda lhe faltava a estratégia e o tempo de executa-lá, em outras palavra como atacar o inimigo e em que tempo.

Estas perguntas temos que nos fazer: Como atacar o inimigo que vem contra mim? Quando o Senhor nos revelar a estratégia precisa surgir a segunda pergunta: Em que tempo executa a estratégia que recebi.

Saul, creio eu, que se fez estas perguntas e o Eterno lhe revelou Ásia estratégia: multiplica o povo em três companhias.

Agora a segunda pergunta tinha que ser respondida: nos mostra o tempo? Na alta madrugada, entre a meia-noite e as 6 horas da manha, onde a noite é mais obscura.

11 Sucedeu que, ao outro dia, Saul dividiu o povo em três companhias, que, pela vigília da manhã, vieram para o meio do arraial e feriram a Amom, até que se fez sentir o calor do dia. Os sobreviventes se espalharam, e não ficaram dois deles juntos.

Atitude, ativação e unidade de propósito somado à estratégia e ao tempo de execução traz vitoria sobre os meus inimigos.

Temos que ter presente algo muito importante, o milagre só acontece quando temos a vontade de Deus somada a vontade do homem, de homens, querendo cumprir a vontade de Deus.

É tempo de despertarmos para querer executar a vontade de Deus na terra, é tempo de vencermos nossos inimigos.

Saul proclamado rei

12 Então, disse o povo a Samuel:Quem são aqueles que diziam:Reinará Saul sobre nós? Trazei- os para aqui, para que os matemos.

13 Porém Saul disse:Hoje, ninguém será morto, porque, no dia de hoje, o SENHOR salvou a Israel.

14 Disse Samuel ao povo:Vinde, vamos a Gilgal e renovemos ali o reino.

15 E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram Saul seu rei, perante o SENHOR, a cuja presença trouxeram ofertas pacíficas; e Saul muito se alegrou ali com todos os homens de Israel.

Após a vitoria e o livramento trazido por Deus pela mão de Saul e seu exercito, o povo entendeu que era o tempo de reconhecer Saul como rei sobre todo Israel. Para isto Samuel toma a iniciativa, como juiz, sacerdote e profeta, de convocar o povo em Gilgal, lugar da aliança (leia Josué 5).

No versículo 14, Samuel usa uma frase interessante: Disse Samuel ao povo: Vinde, vamos a Gilgal e renovemos ali o reino.

Samuel disse renovemos o reino, necessitamos entender esta frase como:

Estabelecer, tornar solido, tornar aparente, tempo de manifestar, tempo de gerar estruturas espirituais para que o reino te torne visível aqueles que clamam pela manifestação do reino.

A vitoria sobre nosso inimigos, nestes dias, estabelecera, tornara solido, manifestara, gerara estruturas para que o reino seja visto, apalpado.

Este é o tempo que Deus libera sobre nossas vidas.

Lembre-se que a cada tópico abordado, o no final, fazer-se perguntas como:

Será que estou querendo fazer aliança com o inimigo?

Será que estou fazendo concessões?

Será que estou negociando as nossas as nossas convicções?

Será que somos homens/mulheres que só choramos? Ou somos homens/mulheres de atitude?

Que me impede de sermos homens/mulheres de atitude?

Que impede que sejamos ativados pelo Espirito Santo que esta dentro de nós?

Que nos impede de nos juntar como um só homem? Em casa , na igreja…

Que nos impede de termos o mesmo animo?

Que nos impede de buscar o como e o quando fazer aquilo que temos que fazer?

Qualquer duvida por favor comunique-se! Peço perdão por ter demorado em liberar o tema desta ação multiplicadora, mas tenho vivido dias agitados e complicados. Espero a sua compreensão.

Em amor Dario.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s